Diário de Bordo – Minas Gerais 3

Viagem a Minas Gerais
Entrega do Prêmio Rozini de Excelência na Viola Caipira
Minas Gerais, Belo Horizonte, 18 de janeiro de 2011.
Diário de Bordo 3
Entrega do Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira – Minascentro

Devo começar este diário de bordo, falando da festa que foi a organização dos ônibus para que a violeirada embarca-se em direção ao Minascentro. O locutor do embarque foi o amigo Marcos da Viola, que de forma muito engraçada, chamava a todos, como um bando de alunos em uma excursão para o litoral. A turma estava muito animada, foi uma verdadeira festa. Cabe destacar a felicidade que Zé Mulato e Cassiano transmitem a todos, com causos pontuais e divertidos. O deslocamento ocorreu em dois ônibus. O Minascentro fica a de 18 km de onde estávamos e este trajeto levou de 25 min. Acredito que dentro dos dois ônibus estava  a “nata” da viola caipira do Brasil. Rui Torneze foi muito feliz ao dizer que se estes dois ônibus “sumissem” repentinamente, acabava a viola caipira brasileira. Para o lado que olhasse via nossos ídolos da viola, foi muito emocionante. A chegada ao Minascentro foi marcante. Muitas pessoas esperavam seus ídolos. Os mais venerados foram Zé Mulato e Cassiano e Cacique e Pajé. Conhecendo-os agora, percebo o porquê o povo é apaixonado por eles, são legítimos em tudo que fazem simpáticos com todos e muito agradáveis com o público em geral.

Entramos e imediatamente começaram os cerimoniais de entrega das premiações. Foram cercad e 130 premiados, de toda a cadeia produtiva da viola caipira. Confesso que estava nervoso, pois o trabalho desenvolvido que me levou a buscar este prêmio me parecia tão singelo e simples. Com o contato diário com os violeiros e radialistas, pude perceber o tamanho do progresso da viola caipira no sul do Brasil, que levou ao reconhecimento do trabalho realizado por aqui. Recebi o prêmio ao lado de Rui Torneze e da grande Claudia Neves, da Orquestra de Arame, de Minas Gerais. Outra pessoa que conheci e me simpatizei de imediato, foi Zé Leite, grande comunicador da Rádio Tupi, de São Paulo, que me fez prometer enviar CDs, material e músicos gaúchos para sua rádio na capital paulista. Cabe também falar de Valdir Verona, meu colega gaucho premiado pela pesquisa de novos ritmos na viola caipira e que desenvolve um excelente trabalho em Caxias do Sul. Éramos dois gaúchos, na capital da viola caipira, “invadindo” a premiação e levando dois troféus para nosso Rio Grande. Em meio a premiação fomos agraciados, com a presença de Sergio Reis, que cantou a música Menino da Porteira. Gravamos o vídeo de forma amadora, minha esposa Cleuza emocionada fez a gravação.

A seguir algumas fotos da premiação:

Na foto acima Luciano, Sophia e Bruna da Viola.  Aliás, Bruna, muito atenciosa com todos é filha de pai gaúcho.  Mandou um CD especial para o violeiro Muriel, nosso famoso “pintinho”.

Na foto acima em frente ao Minascentro, chegando para entrega da premiação: Cassiano, Valdir Verona, Luciano e Zé Mulato. Claro a pequena Sophia que não perdeu nenhuma pose.

Na foto, no palco do Minascentro recebendo sua premiação: Luciano dos Santos, Rui Torneze de Araújo e Claudia Neves.

O que dizer deste dia. Se chamar de sonho, de dia encantado, de grande momento é pouco diante de tamanha emoção. Estar em Minas Gerais, representando nosso amado estado, a cidade de Sapiranga e a viola caipira gaúcha foi “demais tchê”. Ao retornar para o SESC Venda Nova, o cansaço era imenso, porém, custamos a dormir, emocionados pelo dia incrível que passamos. A sensação não era de dever cumprido, mas de dever adquirido, pois agora, tenho a exata noção do que devo fazer, para continuar mantendo a viola caipira ativas em nosso estado, crescendo e evoluindo cada dia mais e mais. Foi o princípio de novos objetivos, de novas etapas a cumprir, de novas lutas.

No próximo diário, um incrível passeio pelo Mercado Central, incrível ambiente de sabores, temperos, doces, odores maravilhosos, artesanato e produtos típicos mineiros.

“Té”.

Luciano dos Santos

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário